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segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Misericórdia de Srila Rupa Gosvami


A Misericórdia de Srila Rupa Gosvami:
PRABHUPADA
(por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj)

Malira icchaya sakha bahuna badila
Badiya pascima desa saba acchadila

“Pela vontade do jardineiro supremo, os galhos de Srila Rupa Gosvami e de Sanatana Gosvami multiplicar-se-ão, expandindo por todos os países ocidentais e cobrindo toda a região.”

         Em junho de 1996 no templo de Radha-Ramana em Orange County, Califórnia, Siddhanta prabhu da Illuminations Television (ITV) entrevistou Srila Narayana Maharaja sobre o relacionamento dele com Srila Prabhupada e Srila Bhaktivedanta Narayana fez a seguinte revelação:

         “...Swamiji não veio para o Ocidente para fazer dinheiro, para obter reputação, ou para qualquer propósito mundano, como outras pessoas da Índia. Ele veio apenas em obediência à ordem de seu Gurudeva e para cumprir as ordens de Radha e Krsna (o casal Divino). O seu Gurudeva é a pessoa mais querida de Srimati Radhika. O seu pranama-mantra não diz que ele é um servo de krsna:

nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhu-tale
sri srimad bhaktisiddhanta-sarasvatiti namine
sri-varsabhanavi-devi-dayitaya krpabdhaye

         Penso que por isso Srimati Radhika disse para Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura: “Mande a sua criada ir para o mundo material para inspirar não apenas os seres humanos, mas todas as entidades vivas que venham a Mim. Não existe bhakti nos países ocidentais. Não existe bhakti. As pessoas não sabem nada a respeito disso. Eles não sabem cantar o Nome de Krsna ou o Nome de Sri Caitanya Mahaprabhu e estão sempre imersas em gratificação dos sentidos e atividades mundanas. Por isso você deve enviá-la.” Por causa disso Swamiji veio.
         Muitos devotos não sabem que a missão de Swamiji era a mesma que a de Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami, Srila Krsnadas Kaviraja Gosvami e Srila Bhaktivinoda Thakura. Estes acaryas eram todos muito próximos e queridos de Radha-Krsna e todos eles eram de Vraja. Srila Bhaktivinoda Thakura é Kamala-manjari, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada é Nayana-manjari, Srila Rupa Gosvami é Rupa-manjari, Srila Svarupa Damodara é Lalita e Sri Raya Ramananda é Visakha. A missão deles era a de fazer devotos puros pelo mundo.

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Aula dada por Srila Bhativedanta Narayana Maharaj um dia depois do tirobhava de Srila Rupa Gosvami, em 6 de agosto de 1998 em Vrindavana:

 “As abelhas (grandes almas), intoxicadas com o festival de beberem o mel dos pés de lótus do Senhor Supremo, vivem loucas cantando as glórias do Senhor e dançando. Zumbindo assim, algumas gotas de mel caíram de suas bocas e se espalharam em todas as direções. Nisso, algumas dessas gotas foram coletadas com muito cuidado, para a minha purificação. E desse lugar, adoro a poeira dos pés de lótus dessas grandes almas repetidamente.” (Sri Sri Prapanna-jivanamrtam, Srila B.R. Sridhara Maharaj)
                    
Rupa Gosvami é Rupa-manjari, uma criadinha especial de Srimati Radhika que está sempre a Seu serviço. Se Krsna ordena que Rupa-manjari faça alguma coisa, ela não terá medo em desobedecê-lO, mas ao desobedecê-lO ela deixará Krsna satisfeito. E especialmente ela está sempre do lado de Srimati-Radhika e dentre todas as sakhis que são Radha-dasis, ela é a mais proeminente de todas, até mesmo que Rati-manjari e Labanga-manjari. Apenas Rupa-manjari é a amiga íntima de Radhika e ela sabe de coisas que nem mesmo Lalita e Visakha sabem, porque ela está sempre com Srimati Radhika. Mas misericordiosamente ela se tornou Srila Rupa Gosvami e apareceu como um associado de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Nenhum dos associados de Sri Krsna fala sobre as suas experiências noturnas. Eles podem saboreá-las, mas jamais irão dizer algo sobre essas experiências. Radha nunca irá dizer como se encontrou com Krsna. Às vezes de manhã Syamala pode ir se encontrar com Radhika e perguntar:
- Quero saber de alguma coisa. Quero me banhar em krsna-katha e quero saber como foi que Você se encontrou com Krsna na noite passada.
Mas Srimati Radhika responderá:
- Eu não me lembro... Fui até lá e quando vi desmaiei e nem sei o que aconteceu!
Lalita, Visakha ou qualquer outra gopi jamais irá dizer o que aconteceu. Se Candravali perguntar o que aconteceu, elas irão dizer exatamente o contrário do que realmente aconteceu.
Portanto Radhika nunca irá dizer nada e Visakha também não. Nem mesmo Krsna irá dizer o que aconteceu. Todo mundo ficará mudo e eles só irão saborear os eventos, mas nunca irão contar nada.
Sri Caitanya Mahaprabhu irá se lamentar

na prema-gandho ´sti darapi me harau
krandami saubhagya-bharam prakasium
vamsi-vilasy-anana-lokanam vina
vibharmi yat prana-patangakan vrtha
(Cc. Madhya 2.45)

“Meus caros amigos, não tenho sequer uma gota de amor pelo Senhor em Meu coração. Quando você me vir chorar de separação, é apenas uma falsa exibição, uma demonstração da Minha grande fortuna. Na verdade, por não ver a maravilhosa face de Krsna tocando a Sua flauta, continuo vivendo a Minha vida como um inseto, sem nenhum propósito.”
Na prema-gandho´sti darati me harau: “Nem sinto o cheiro de prema.” As sakhis irão dizer isso. No Ramananda-samvada, Ramananda (que é a própria Visakha) respondeu tudo fazendo perguntas, somente perguntas opostas. Raya Ramananda não poderia dizer tudo diretamente. No sanatana-siksa o que foi que Mahaprabhu disse? Ele disse alguma coisa sobre a vilasa de Radha-Krsna? Não! Ele não disse como servir Radha-Krsna. No Rupa-sksa o que foi que Ele disse? Ele mesmo não pôde revelar nada e no final mandou que Srila Rupa Gosvami contasse todas essas coisas. Nem mesmo Rupa-manjari pode falar sobre isso, somente Srila Rupa Gosvami pode revelar tudo isso. Ele é muito inteligente, habilidoso e extrovertido. Ele é tão inteligente e tão habilidoso que poderia relatar como ele serve Srimati Radhika na lilá de Krsna, na forma de Rupa-manjari. Rupa Gosvami explicou tudo sobre a lilá de Krsna, como ele serve Srimati Radhika nos passatempos de Krsna. E ele está vendo que Srimati Radhika determinou a Srimati Rupa-manjari:
- Ó Minha sakhi querida. Você deve ficar na porta do kunja. Não permita que ninguém venha Me ver, especialmente esse preto. Ele não deve se aproximar de Mim. Ele pode tentar entrar fantasiado de mulher. E Subala é tão esperto que pode transformar Krsna numa mohini gopi muito satisfatória.
E assim, Srimati Radhika deu-lhe essa ordem e agora ele está nos dizendo:
- Eu estou ali na entrada do kunja e mesmo que Krsna venha disfarçado de mulher eu irei castigá-lO.
Rupa Gosvami está escrevendo, orando:
- Que um dia eu possa fazer isso! Quando virá esse dia em que aquilo que vi irá se manifestar? Como Rupa-manjari serviu a Krsna e a Srimati Radhika, obedecendo as ordens de Srimati Radhika e detendo Krsna, dizendo para Krsna não vir. E como Krsna ficou tão satisfeito, implorando, colocando a Sua cabeça aos pés de Srimati Radhika e de Rupa-manjari.
Srila Rupa Gosvami escreveu todas essas coisas com muita clareza. Ele escreveu essas coisas como uma prece, prarthana. Na verdade essas preces são as atividades de Rupa-manjari, mas para o nosso benefício, ele está orando como um sadhaka. Ele não é um sadhaka, ele está relatando o que sente na sua forma de Rupa-manjari. E assim está revelando muitas coisas secretas.
Ele está sempre tendo darsana de Radha e Krsna Yugala, mas para os verdadeirossadhakas, para aqueles que são niskapatas, sinceros, ele disse:

vrindavane viharatos iha keli-kunje
matta-dvipa-pravara-kautuka-vibhramena
sandarsaysva yuvayor vadanaravinda-
dvandvam vidhehi mayi devi! Krpam prasida
(Sri Gangharva-samprarthanastakam 1)

“Ó Devi Radhike! Você e Sri Krsna estão desfrutando constantemente dos Seus passatempos amorosos ambrosíacos nas aprazíveis veredas de Vrindavana, como o intoxicado rei dos elefantes brincando com a rainha dos elefantes. Portanto, ó Gandharvike! Fique satisfeita comigo e me garanta o darsana de Suas faces de lótus.”
Ele está nos mostrando como orar como um vaisnava rupanuga. Eles não revelam a toda hora o que vem a ser ekadasa-bhava ou manjari-bhava. Nunca.  Aqueles que possuem esse bhava podem orar dessa maneira, se quiserem, mas na verdade eles estão loucos de prema, não tendo nenhum sentido externo.
Sempre devemos orar como as gopis, por cuja misericórdia e pela misericórdia de Srimati Radhika podemos realizar todas essas coisas. Com as nossas preces, Srimati Radhika nos concederá compreensão. UMA VEZ QUE ELA FIQUE SATISFEITA COM AS NOSSAS PRECES, ELA NOS DARÁ TODOS OS ENSINAMENTOS, QUE CASO CONTRÁRIO SERÁ MERO EXERCÍCIO MENTAL.
Vrindavane viharator iha: “Ó minha querida Srimati Radhika-devi. Você é tão misericordiosa, Você deve ter misericórdia de mim e me borrifar com a Sua misericórdia.” Devemos chorar assim, expressando o sentimento do coração. E não como um papagaio, imitando as palavras da oração de maneira automática. Assim não haverá resultado. Como proceder? Somente chorando, com o coração derretido. Devemos orar de maneira sincera, para que o coração de Srimati Radhika se derreta. Se nosso coração não se derreter, então o coração de Srimati Radhika, de Mahaprabhu, Krsna ou o de Gurudeva nunca se derreterá. Portanto, o nosso coração deve derreter. Como é que ele derrete?
Se precisarmos dessa coisa e daquela outra, se tivermos inúmeros desejos mundanos, então Eles não serão misericordiosos. Devemos estar unidirecionados, só desejando: ”Quero Srimati Radhika: tavaivasmi tavaisvami na jivami tvayi vina, iti vjnaya radhe tvam naya – Ó Radhe, não viverei sem Você, Você deve ser misericordiosa comigo. Se Você não for misericordiosa comigo, então não poderei me manter vivo, vou morrer logo.” E na certa ela deverá morrer, Radhika deve examinar e se ele não estiver morrendo, Ela vai perceber logo. Ela ficará sabendo se ele está realmente morrendo por cauda dEla ou se só está dizendo: “Vou morrer.”
Deve haver mamata, sentido de possessão. Pela misericórdia de Gurudeva, podemos ter uma pequenina fração de todas essas coisas. Se o nosso desejo for obter inúmeras coisas mundanas, guru e os vaisnavas não irão ouvir as nossas preces. Não implore com desejos mundanos. Não fique dizendo: “Ó Radhika, tenha misericórdia!” e por dentro ficar desejando numeras coisas materiais.
Então: vrindavane vihator iha keli-kunje. Krsna e Radhika estão brincando a vilasa.Onde? Num kunja. Onde estão os kunjas? Em todos os lugares de Vrndavana, Bhandirvana, Nandagaon, Varsana e especialmente no Radha-kunda, e as sakhis estão servindo Radha e Krsna.
Qual é o significado de keli-kunja? Aqui keli significa vilasa. O local onde Eles estão brincando é denominado ‘kunja’. Eles estão brincando como matta-dvipa, como elefantes loucos e estão perambulando por toda Vrndavana.
Portanto Srila Rupa Gosvami está orando: “Ó minha querida Srimati Radhika, ó meu querido Krsna, quando chegará o dia em que verei os Seus pés de lótus? Ó Devi! Há Devi!Kahu-bhara-gadgadayadya vaca – Quero que o meu coração se derreta.” Nossos corações não se derretem porque temos muitos anarthas. Especialmente que anarthasHrdaya daurbalya, asat trsna, tattva vibhrana, aparadha. Estamos presos a todas essas coisas, inclusives à aparadha. Não podemos dar as devidas honras aos vaisnavas, nem podemos seguir as ordens deles. Eles desejam nos conceder a sua misericórdia, mas não podemos aceitá-la porque não somos qualificados. Portanto aqui, Srila Rupa Gosvami está dizendo: “Há Devi! Kahu-bhara-gadgadayadya vaca – Estou chorando amargamente. Estou rolando no chão e orando aos Seus pés de lótus, sou um tolo, estou cheio de anarthas, mas sou Seu. Não sou qualificado, tenho inúmeras coisas indesejáveis, é verdade, mas sei que Você é minha. Por isso estou implorando, que apesar de eu ser um tolo, ó Gandharvike, Você deve tentar escrever meu nome no Seu registro. E por favor, às vezes lembre-se de mim, que sou Seu, Sua criadinha querida.” (Sri Gandarva-samprarthanastakam 2)
Se Srimati Radhika ouvir essas preces de alguém que está orando com o âmago do coração, Ela se derreterá e irá conceder a Sua misericórdia.
E assim, Srila Rupa Gosvami é Rupa-manjari. Ele escreveu sobre os passatempos dekrsna nitya-siddha com muita habilidade. Mas é claro que o sadhaka deve receber alguma misericórdia.

Syame! Rama-ramana-sundarata-varistha-
Saundarya-mohita-samasta-jagaj-janasya
Syamasya vama-bhuja-bassha-tanum kadaham
Tvam indira virala-rupa-bharam bhajami?
(Sri Gandarva-samprarthanastakam 3)

“Ó Syame! O Seu amo é muito mais atraente do que Bhagavan Narayana e a beleza dEle encanta a criação inteira. Você está sempre ao lado esquerdo dEle, abraçando o braço dEle e a Sua beleza nunca pode ser igualada, nem sequer por Laksmi-devi. Quando irei adorar essa beleza adequadamente?”
Srila Rupa Gosvami está orando: “Que chegue o dia, este virala-rupa-bharam. Você é tão maravilhosa, mais do que Krsna, mais do que Laksmi e do que todas as Laksmis, ou deusas. Você é mais bela que Candravali, Lalita, Visaka e todas as outras. Por isso que chegue o dia, rama-ramana. Narayana significa ramana” Portanto Krsna é mais belo do que Rama-ramana e Ele pode servir a todos, até mesmo a Rama, até a Lksmi-Narayana e a todos. “Que eu possa ver essa cena de Krsna abraçando Srimati Radhika e Ela se esforçando para deixar os Seus braços, discutindo com Ele; que eu possa ser afortunado em ver essa cena!” Essas preces devem ser oferecidas á Srimati Radhika com muita profundidade, elas não devem ser para o benefício do nosso corpo e da nossa mente, ou para alcançar Vaikunta ou qualquer outra coisa. Essas são as preces de Srila Rupa Gosvami e ele as fez com muita habilidade e está orando dessa maneira. É assim que oram os vaisnavas rupanugas e dessa maneira eles vão se desenvolvendo e conhecendo todas essas lilas, e então poderão entrar nessas lilas.
Por isso devemos tentar seguir Srila Rupa Gosvami e todos os nossos Acaryas, desde Srila Raghunatha das Gosvami, Sri Jiva Gosvami, Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Narottama Thakura, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura e todos eles até Srila Prabhupada. Todos eles são rupanugas Mas devemos saber o que vem a ser rupanuga. Eles são aqueles que desejam servir Srimati Radhika, estão ansiosos por isso, sentem prazer nisso. Só desejam servir Srimati Radhika. Esse é o humor de um rupanuga e se alguém estiver nesse humor, então pode compreender alguma coisa. Sem a misericórdia de Srila Rupa Gosvami não podemos saber quem ele é. Pode ser que pela misericórdia de Srila Raghunatha dasa Gosvami, de Sri Jiva Gosvami, de Narottama Thakura, de Prabhupada, de nosso Gurudeva, possamos compreender alguma coisa, Por isso devemos tentar orar para poder obter a misericórdia de Srila Rupa Gosvami. Devemos saber o quanto estamos endividados com Srila Rupa Gosvami! Se não tivermos esse desejo, não sentiremos gosto, não teremos avidez e não poderemos compreender essas coisas. Portanto é óbvio que devemos nos associar com vaisnavas rasikas, que tem avidez em servir Srimati Radhika e então nos tornaremos rupanugas. Devemos tentar seguir o Upadesamrta. Aqueles que não estão seguindo o Upadesamrta não podem compreender Sri Rupa Gosvami. Portanto a primeira coisa que devemos fazer é tentar ler e compreender o Upadesamrta e seguir as suas instruções. Depois devemos ler o Manha-siksa, e então poderemos compreender algo sobre essas coisas.


Ramacandra: Podemos fazer preces assim?

Srila Gurudeva: Se você tiver algum gosto ou avidez poderá fazê-las, caso o contrário nem toque nelas! Se qualquer pessoa tiver gosto e avidez, então poderá orar assim sempre, por servir um guru assim, um vaisnava assim, mas caso contrário nunca. Se não houver a verdadeira avidez, só aparecerão desejos mundanos e ficaremos imaginando: “Oh, a associação entre homens e mulheres é tão boa!” Quem pensa assim não está qualificado para fazer essas preces. Por ouvir Srila Rupa Gosvami, o Caitanya-caritamrta, o Srimad Bhagavatam, se aparecer uma avidez verdadeira, então a pessoa se qualifica e poderá orar dessa maneira. E aqueles que não são qualificados não serão capazes de fazer isso, mesmo que você insista. Gaurapremanade. Rupa Gosvami...

Devotos: Kirtana ki jay.

(e cantam o kirtana de Radhe Jaya, Jaya Madhava Daite)
Srila Gurudeva: Se um grhastha for a Narada Muni e indagar: “Como devo fazer bhajana? Como poso ser feliz na vida?” O que Narada Muni irá responder? E se um renunciado, alguém que tenha abandonado tudo, todos os desejos mundanos, for perguntar: “O que devo fazer?” Qual resposta ele dará? A mesma resposta ou uma diferente? Não vai ser a mesma. Ele irá responder: “Você deve manter a sua vida mundana, sua esposa, filhos e fazer bhajana, cante Hare Krsna, Hare Krsna.” E se Raghunatha dasa for ate Rupa Gosvami, o que ele irá dizer? “Ó ninguém pode ser feliz nesse mundo inteiro e que o dinheiro e tudo mais venham para você, você não irá ser feliz.” Mas para os grhastas ele não vai dizer isso. Ou seja, ele irá dizer: “Você deve manter sua família, tentar ganhar um pouco de dinheiro e fazer bhajana.” Mas o que Rupa Gosvami irá dizer para Raghunatha dasa? O que Lokanatha dasa dirá a Narottama Thakura? O que Gopala Bhatta irá dizer para Srinivasa? “Não fiquem em Maya, não dê água pra quem precisa, não faça nada disso. Somente ao casal divino Radha e Krsna.” Se você estiver morrendo não faz mal. O filho de Srivasa estava morrendo, e ele cantava Hare Krsna, Hare Krsna. Será que ele iria parar de cantar e ir procurar um médico? Deve ser assim.
         Portanto para as pessoas que são muito qualificadas há um determinado tipo desiksa, instrução. Para quem só deseja Srimati Radhika, irão dizer: “Abandone todas essas coisas.” E para quem estiver ligado à família e que não pode abandoná-la, só irão dizer: “Oh, você deve manter a sua família.” Eles não irão dizer: “Abandone a família, filhos, as crianças e seu dinheiro.” Eles irão dizer: “Oh, todos são de Krsna, portanto você deve procurar sustentá-los.”
         Portanto o guru dá instrução de acordo com a nossa qualificação. Caso contrário o discípulo ficará contra o Gurudeva. “Oh, Gurudeva não é sensível. Ele não compreende essas coisas!”

         E assim, de acordo com a qualificação de diferentes tipos de devotos o guru dá inúmeras instruções. Srila Rupa Gosvami deu todas as instruções, do começo ao fim. Desde o começo: manasah kroda-vegam jihva-vegam até o fim: mahabhava, raga, anuraga, tudo isso... Por isso devemos ser realmente qualificados para essas coisas e compreender o humor de Srila Rupa Gosvami


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Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Jaya Sri Radhe!